Olá Bom dia. Estou com...

Olá Bom dia. Estou com duvidas quanto ao lancamento no sistema das visitas domiciliares dos ACS. Se lanco um por um dos cartoes SUS dos visitados ou se eu lançar o numero do responsavel entende-se como visita domiciliar aquela residência especifica. Tenho duvidas se eu lançar so o numero do responsavel nao entende q seja a todos e nao va atingir a cobertura de toda a população.
Como lancar corretamente?

Comunidades: 

Comentários

Vagner Borges, 

O manual de preeechimento das fichas faz referência a esse assunto: 

"VISITA PERIÓDICA: nesse momento, esse campo foi destinado ao registro da
abordagem familiar, considerando as visitas do ACS às famílias compostas por membros
que não fazem parte de nenhum dos tipos de acompanhamento e outros motivos de visita
descritos na ficha. Ou seja, pessoas em bom estado de saúde, mas que também são
visitadas na rotina do agente. Nesse caso específico, o agente poderá identificar a
abordagem familiar da seguinte forma: 

 número do cartão SUS e data de nascimento: registrar somente o número do
cartão SUS e data de nascimento do Responsável pelo Núcleo Familiar;

 motivo da consulta: marcar o campo VISITA PERIÓDICA;
 desfecho: visita realizada.
ATENÇÃO: nesse momento, o preenchimento da ficha como abordagem familiar, só será
aceito no sistema como visita periódica."

Acabei de ler isso no manual e, pelo que entendi, só será informado o CNS do responsável pela família quando esta não tiver nenhum indivíduo pertencente aos grupos descritos na ficha. 

Acho que vai de encontro com o que você disse, embora eu continue achando que deveria ser registrada somente uma visita.

 

Exato, ewerton rocha!

Seguindo o manual de preenchimento das fichas de coleta de dados simplificado, o campo visita periódica deve ser marcado SOMENTE quando NENHUM dos indivíduos da residência tenha algum problema de saúde ou nenhum deles esteja sendo acompanhado: preenchendo com os dados do responsável da residência. CASO CONTRARIO, 'a realização de visitas domiciliares do ACS como todas as fichas, também passam a conter registros individualizados', ou seja, a ficha deve ser preenchida com os dados do paciente acompanhado, marcando somente CADASTRAMENTO/ATUALIZAÇÃO para cada integrante da residência, observando o tipo de acompanhamento; os demais, sem problemas de saúde e não acompanhados não são registrados na ficha.

Boa tarde Damasceno,

 

Mas você acha que se assinalada a opção 'Visita periódica' os demais campos da ficha não devem ser preenchidos ?  (busca ativa e acompanhamento)

No manual não deixa claro a restrição de que se assinalada essa opção as demais não poderão ser assinaladas, inclusive no sistema do e-sus ele permite assinalar outras opções mesmo quando assinalado o tipo da visita como periódica.

 

Fiquei com essa dúvida com relação a restrição.

Obrigada desde já!

 

Att,

Gabriela

Está um pouco confusa essa questão. O ACS pode durante a visita acompanhar pessoas de diferentes grupos. Por exemplo: Ele vai a uma residência e faz acompanhamento de uma gestante, de um hipertenso e de uma criança. Pra ele lançar o CNS de cada usuário o registro teria que ser distinto, ou seja, ele preencheria 3 registros. Com isso, creio que o sistema entenderia como 3 visitas, quando na verdade foi apenas uma. Eu entendo que o mais adequado numa situação como esta seria informar o CNS do responsável pela família, pois a visita é à família, não a um usuário isoladamente.

 

 

1

Essa questão gerou muitas dúvidas e discussão na nossa regional de saúde. Afinal, são 3 indivíduos, mas UMA visita, ué....

n Ewerton Rocha, serão 3 visitas neste seu caso, e o ACS deve informar os três cartoes do SUS e indicar a condição deles.

 

Entendo que: se o agente visita um domicilio e nessa visita so faz atualizaçoes de dados e não havendo nenhuma ocorrencia com os membros do mesmo, o agente registrará o nº do CNS do responsavel e marcará como visita periodica e pronto.

E a questão de ter ocorrido a atualização... devo preencher como vista periodica e tambem como atualização???

se houve atualizaçao, marque x no campo atualizaçao e x no campo visita periodica

1