Olá, dúvida envio do e-sus...

Olá, dúvida envio do e-sus.
estou em dúvida em relação a exportação do e-sus atraves do PEC (ainda não atualizei para a nova versão 1.1), gostaria de saber como proceder, já digitei e exportei o arquivo do CDS e importei no PEC, trabalho na sec de saúde do município e até o momento só estamos digitando as informações referentes ao PSE (atividades coletivas).
desde já agradeço.

Comunidades: 

Comentários

Boa tarde,

Estou com dúvidas de como centralizar as informações na secretaria.

Tenho pec instalado nas unidades e gostaria de enviar para um centralizador na secretaria , mas o centralizador já tem a configuração de envio para nacional.

Alguém pode me ajudar?

ola bom dia rosimayresantos se os pec estão na mesma rede e só você colocar um ip de um pec centralizador da secretaria de saúde em todos das unidades que assim eles enviam tanto para SISAB E PARA PEC DA SECRETARIA DE SAÚDE 

PEC > Administração > Transmissão de dados > Configurações

 

Olá Ladijane!

Eu enfrentei alguns problemas a respeito da conexão com o Centralizador Nacional inicialmente. Quando tentei enviar informações a respeito do PSE, eu nunca cosegui estabelecer conexão. Porém, com uma versão que eu tinha instalada em um netbook, quando eu chegava em casa e usava um modem 3G a mensagem mudava para "Conexão estabelecida com sucesso". Suspeitei, assim, que a rede que a prefeitura tem aqui (e que é administrada por técnicos de TI da própria prefeitura) tivesse restrições quanto a esta comunicação. Fui até o pessoal de TI e expliquei o problema que eu estava tendo e descobri que eu estava certo. Passei o IP do Centralizador Nacional para eles, e após a remoção da restrição eu consegui conexão sem problemas. Quando fui testar a comunicação com o CADSUS aconteceu a mesma coisa. Fui até eles, que mexeram na configuração do Firewall da rede (porque eu não entendo nada disso), e tudo passou a acontecer sem problemas.

Ladijane, várias pessoas comentaram sobre esse problema com a esfera de governo. Não sei se vale a pena ir atrás desta informação, já que temos todos de atualizar o e-SUS para a versão 1.1 (e, depois, para a nova versão que será lançada em breve). Mas vou fazer o seguinte: vou instalar a versão 1.0 em um netbook que tenho aqui e testar a conexão com o Centralizador Nacional e ver o problema da esfera de governo. Em breve lhe digo o que descobri.
Mais uma coisa, leia bem o que lhe disse sobre o envio das informações: certeza, certeza mesmo, sobre o envio das informações só saberemos quando pudermos realizar consultas ao SISAB. Aquele site que lhe passei indica que "informações foram repassadas para o SISAB" mas não sabemos o quanto, se houve problemas na recepção das informações, etc. Mas, ao que me parece, está tudo ok.

Peça ajuda do pessoal de TI, aí da secretaria de Utinga, para localizar e remover as restrições da rede que vocês utilizam para acessar a internet e tudo vai funcionar direitinho, está certo?

Um abraço,

Carlos (Manaus).

Olá Ladijane!

Você fez tudo de maneira correta. Só é preciso verificar se, na página "Enviar dados" ("Administração" -> "Configurações" -> "Enviar dados"), os campos Nome da Unidade e o Link de envio estão preenchidos de maneira correta. Quase sempre já vem uma conexão pré-estabelecida. Preencha os dois campos com:
Nome da Unidade: Centralizador Nacional
Link para envio: (coloque o IP - conjunto com quatro números que aparecem ali)

A seguir clique em "Testar Conexão", para ver se a mesma é estabelecida com sucesso. Caso afirmativo, as suas fichas já foram para o Centralizador Nacional há muito tempo, caso o computador com a instalação PEC onde as fichas foram importadas ficou algumas horas conectado à internet, depois que você fez a importação. Você só não sabia que já havia exportado as informações. É que a transmissão ocorre em segundo plano e nem temos como saber mesmo se ela ocorreu ou não.

Entre no site do e-SUS AB e clique em "Números e dados do e-SUS AB" (http://dab.saude.gov.br/portaldab/esus.php?conteudo=relatorio), e veja que Utinga é um dos municípios que já enviaram informações para o SISAB.

Na versão 1.1 do PEC, a única diferença é que há dois novos botões na página "Enviar dados": são eles "Processar fichas importadas do CDS" (que deve ser pressionada após realizar a importação das fichas) e "Incluir fichas CDS para envio" (para que o PEC as coloque em fila para transmissão ao Centralizador Nacional).

Parabéns Ladijane! Aparentemente você fez tudo certinho.

Um abraço,

Carlos (Manaus)

Carlos, no PEC 1.0 sempre que testo a conexão aparece a mensagem: Não foi possível estabelecer conexão, fico com dúvida em relação a esfera: pois sou municipal, mas só aparece: Regional, Estadual e UBS, qual devo informar?
(mas apesar de não conseguir fazer a conexão, os dados do meu município foram enviados conforme diz o site que você me indicou)
Desde já agradeço!!
Ladijane - Utinga/BA

Muito obrigada por esclarecer minhas dúvidas, fico muito feliz em saber que os dados do meu município foram enviados, passei muitas horas digitando as informações do PSE (cartão SUS por cartão SUS...) além de todos os outros programas que tenho que informar....
Carlos, muito obrigada!!!! este fórum tem me ajudado bastante!
Agora vou terminar de digitar e enviar as atividades do PSE!!!