Sobre a Comunidade de Práticas

Criada há 4 anos, a Comunidade de Práticas é um espaço online onde gestores e trabalhadores da saúde se encontram para trocar informações e compartilhar experiências sobre seu cotidiano de trabalho. Esses atores formam, assim, uma rede colaborativa, hoje com mais de 45 mil inscritos, voltada para a melhoria das condições de cuidado à saúde da população.

A ideia surgiu com inspiração nas próprias dimensões continentais do Brasil e nas equipes de trabalhadores e gestores, de diversas regiões, que desenvolvem maneiras específicas de organização e jeitos singulares de cuidar das necessidades de saúde dos cidadãos com os quais se relacionam.

Ao dividir uma vivência, o participante desta rede pode inspirar outros trabalhadores, seja seu relato reflexo de um enfrentamento com resultados positivos ­ou não. Isto, porque dificuldades e grandes desafios também revelam, de forma importante, outros caminhos e alternativas a serem seguidos.

E o melhor: essa reunião de experiências e informações é patrimônio do SUS!

Clique aqui e conheça a equipe CdP

O que você encontra na Comunidade?

O espaço é de encontro e aprendizado mútuo, reconhecendo que cada trabalhador tem algo a ensinar e a aprender.

A troca pode acontecer no espaço para inserção de relatos de experiências; nas comunidades criadas pelos participantes; nos cursos gratuitos online, além de também acontecer no chat disponível na plataforma.

A aposta no espaço virtual se dá pela necessidade de superar as barreiras da distância e do isolamento com o uso das ferramentas da Web 2.0. De maneira progressiva, serão agregadas novas funcionalidades ao site, sempre com o objetivo de aprimorar a experiência de navegação dos usuários da Comunidade.

Ela é a única no Brasil a potencializar o encontro entre as pessoas que constroem o cotidiano da atenção básica brasileira, especialmente através da troca. E é nela que apostamos.

Faça o seu cadastro e comece a sua história aqui dentro!

Dúvidas ou sugestões? Nos envie um recadinho no e-mail contato@atencaobasica.org.br